Páginas

21/10/2011

Principais Informações sobre São Miguel/RN


São Miguel é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte. Pertencente à Microrregião da Serra de São Miguel e Mesorregião do Oeste Potiguar, localiza-se a oeste da capital do estado, distando desta cerca de 444 km.[2] Ocupa uma área de 171,690  km², sendo que 1,4214 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada no ano de 2011 em 22 313 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística,[8] sendo então o 25º mais populoso do estado e primeiro de sua microrregião.
A sede tem uma temperatura média anual de 27,1°C e a caatinga é a vegetação predominante no município. Com uma taxa de urbanização de 65,44% (2010), o município contava, em 2009, com 24 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,615, considerando como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Sua história começa no século XVIII, quando ocorreu a chegada de José Antônio de Carvalho (às vezes referido como Manoel José de Carvalho) de Icó, no Ceará, à zona serrana do Rio Grande do Norte, dando origem ao povoado em torno de uma lagoa, em 29 de setembro de 1750, no dia de São Miguel Arcanjo (daí o nome do município), padroeiro atual de São Miguel. No século XIX (1875), foi elevado à categoria de vila e, um ano depois, à categoria de município, desmembrado de Pau dos Ferros. Considerado um centro de zona do Brasil, São Miguel é o maior produtor de milho do estado do Rio Grande do Norte e sua principal fonte de renda é o setor de prestação de serviços, tendo o comércio como importante atividade econômica.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre


Nenhum comentário:

Postar um comentário